sábado, 2 de fevereiro de 2008

O que faz o motor do carro fundir?

O que faz um motor fundir?
O motivo mais comum para que um motor chegue a 'fundir' é a falta de lubrificação. Isso acontece quando o motorista deixa de trocar o óleo ou o filtro dentro dos prazos previstos.
Outro motivo também é usar lubrificantes fora de especificação (só porque estava de promoção por exemplo) ou ainda quando há contaminação por utilizar gasolina adulterada.
Ainda há o problema de superaquecimento por falta de água no radiador ou mesmo por problemas no sistema de resfriamento do motor.
Geralmente problemas de falta de água se devem a entupimento ou vazamento no radiador, nas juntas (o que pode levar água para dentro do motor) ou mesmo vazamento nas mangueiras.

Defeitos na válvula termostática ou na bomba d'água também podem levar ao superaquecimento do motor.
Por que os motores fundem: Entendendo as causas e como prevenir

O motor de um veículo é como o coração que impulsiona toda a máquina, sendo essencial para o seu funcionamento adequado. No entanto, infelizmente, os motores podem sofrer problemas graves, como o temido "motor fundido". Neste post, vamos explorar as principais causas que podem levar a um motor fundido, bem como discutir medidas preventivas para evitar esse cenário indesejado e dispendioso.

O que significa ter um motor fundido?

Um motor fundido é o termo usado para descrever a falha catastrófica do motor de um veículo devido a danos severos em suas peças internas. Isso geralmente ocorre quando há um superaquecimento significativo, fazendo com que as peças metálicas se expandam além dos limites projetados, resultando em um contato indesejado e abrasivo entre elas. Em casos graves, esse contato pode levar ao derretimento de partes vitais do motor e ao seu mau funcionamento total.

Causas comuns de motores fundidos

Superaquecimento do motor: O superaquecimento é uma das principais causas de motores fundidos. Isso pode acontecer quando há um problema no sistema de arrefecimento do veículo, como vazamentos no radiador, falha na bomba d'água ou mau funcionamento do termostato. O superaquecimento pode danificar as peças do motor, incluindo pistões, anéis de pistão, cilindros e até mesmo a junta do cabeçote.

Baixo nível de óleo ou falta de lubrificação: O óleo lubrificante é essencial para reduzir o atrito entre as partes móveis do motor. Quando o nível de óleo está baixo ou o lubrificante é inadequado, as peças internas do motor podem se desgastar rapidamente e causar danos graves. Falhas na bomba de óleo ou filtros de óleo obstruídos também podem resultar em falta de lubrificação.

Desgaste excessivo das peças internas: Com o tempo, as peças internas do motor podem sofrer desgaste natural. Se não forem substituídas ou mantidas adequadamente, isso pode levar a uma fricção excessiva entre as peças, resultando em danos e, eventualmente, no motor fundido.

Uso de combustível inadequado: O uso de combustível de má qualidade ou adulterado pode causar problemas sérios no motor. A presença de impurezas ou combustíveis com teor alcoólico incompatível pode levar a depósitos e contaminação do sistema de combustão, afetando o desempenho e a vida útil do motor.

Prevenção de motores fundidos

Felizmente, existem medidas preventivas que podem ajudar a evitar o pesadelo de um motor fundido:

Manutenção regular: A manutenção preventiva é essencial para garantir o bom funcionamento do motor. Faça as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante, incluindo a troca de óleo e filtro, inspeção do sistema de arrefecimento e substituição de peças desgastadas.

Utilize combustível de qualidade: Abasteça sempre em postos de confiança e opte por combustíveis de qualidade, evitando aditivos suspeitos ou combustíveis com teores alcoólicos elevados.

Mantenha o sistema de arrefecimento em bom estado: Verifique regularmente o nível de líquido de arrefecimento, assim como o funcionamento do radiador e da bomba d'água. Qualquer sinal de vazamento ou mau funcionamento deve ser corrigido imediatamente.

Não negligencie problemas iniciais: Se o seu veículo apresentar sinais de superaquecimento, ruídos incomuns ou fumaça no escapamento, leve-o a um mecânico qualificado imediatamente para uma avaliação.

Em conclusão, os motores fundidos podem ser evitados com uma manutenção adequada e atenção aos sinais de problemas. Ao seguir as medidas preventivas mencionadas, você estará protegendo o coração do seu veículo e garantindo uma vida útil mais longa e saudável para o motor.

Aprenda a usar o ar-condicionado do seu carro


Aprenda a usar o ar-condicionado do seu carro

O ar-condicionado do seu veículo é um dos acessórios mais importantes para o seu bem estar além.
Esse equipamento oferece maior conforto e representa maior valor de revenda.
Veja abaixo algumas dicas fornecidas pela revista Men's Health para melhor aproveitar todo o conforto proporcionado por esse acessório:

Instalação

A melhor opção sem dúvida é que ele já venha instalado de fábrica uma vez que não basta adicionar o aparelho.
Para instalá-lo será preciso fazer mudanças no sistema elétrico (cabos, bateria e alternador), no painel (controles) e em alguns casos até mesmo na suspensão (molas) para suportar mais peso.

Mais Eficiência
Se cabine do seu carro estiver muito quente, abra os vidros para que possa sair o ar de dentro e acione a ventilação ao máximo.
Em cerca de dois minutos o ambiente já estará mais agradável. Daí é só regular conforme o seu gosto.
Para refrigerar todo o veículo de maneira uniforme, direcione as saídas do ar para o alto. Se quiser desembaçar os vidros, aponte a saída para
eles.
A recirculação deve ser usada por períodos curtos, para atravessar regiões com fumaça, poeira ou mesmo mau-cheiro.

Potência e Consumo
O ar-condicionado rouba a potência do motor ( de quatro a seis cavalos) e aumenta o consumo de combustível, sendo mais crítico nos motores fracos.
Mas se for utilizado com critério os benefícios compensam as perdas.
Antes de ligar o ar, avalie se realmente há a necessidade.
À noite e nos dias de temperatura agradável ele pode permanecer desligado.

Manutenção

A manutenção deve ser feita a cada seis meses ou quando trocar o filtro de captação. A dica é da empresa paulista Friovel, que atribui à falta de manutenção a maioria dos problemas de ventilação e de mau cheiro.
Susbtitua o filtro de pólen a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros, de acordo com o fabricante.
Nos meses mais frios do inverno, ligue o ar pelo menos uma vez ao mês para que o sistema seja lubrificado.

Fonte: Revista Men's Health

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