quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Gol Rallye da Volkswagen disputa mercado com rivais Fiat Way e Renault Sandero Stepway

Ameaçada pela rival Fiat que alavancou a venda do Novo Uno desde seu lançamento em maio, a Volkswagen reedita o Gol Rallye  com o objetivo de manter seu status de carro mais vendido no Brasil.
A disputa de vendas entre o Uno e o Gol vem sendo cada vez mais acirrada e teria chegado a apenas 200 unidades na primeira quinzena de setembro (em média são comercializadas 750 unidades dos dois veículos por dia).
A versão Off-road do Gol deu certo no passado pois chegou às 13 mil unidades vendidas nos dois anos seguintes ao seu lançamento que ocorreu em 2004. Em 2007 o Gol Rallye foi relançado numa edição limitada a três mil modelos. A  Volkswagen diz que desta vez o consumidor é quem vai definir quanto tempo o modelo ficará no mercado bem como o número de unidades a serem produzidas e antecipam a expectativa de que a nova versão deverá ficar com 5% do total de vendas do Novo Gol.
Dois carros estão na frente do Gol Rallye na disputa pelo mercado dos hatches ‘offroad’: O Renault Sandero Stepway lançado em 2008  e o Uno Way, que representa 23% do mix de vendas do modelo segundo dados da própria Fiat.
Em termos de preço o Uno é um pouco mais caro pois com motor 1.4, parte de R$ 32.480 e pode chegar a R$ 36.321 para chegar numa configuração semelhante ao do Gol com desembaçador, ar quente, direção hidráulica, preparação para som e alto-falantes, mais vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, rodas de liga-leve e adesivos na carroceria.
Já o Gol Rallye oferecido apenas com motor 1.6 inicia em R$ 40.370 trazendo como extra itens que não estão na lista de opcionais da Fiat como sensor de estacionamento, regulagem de altura e profundidade do volante e repetidores de setas nos retrovisores. Se for adicionado ar-condicionado,  o novo compacto da Fiat sobe para R$ 38.518 enquanto o da Volks sobe para R$ 43.030, na versão com câmbio manual e R$ 45.690 com a transmissão automatizada (I-Motion), mesmo valor do Sandero Stepway,  que está disponível apenas na versão 1.6 manual, mas que vem com rodas de 16 polegadas, pneus de uso misto, barra de teto e estribos laterais.
Para diferenciar as três opções que tem preços semelhantes é importante considerar outros fatores. O Gol Rallye por exemplo teve sua suspensão aumentada ficando mais alto 28 mm do solo. Tendo em vista a altura maior que prejudicaria a estabilidade nas curvas, a Volkswagen fez alterações adotando novas molas e amortecedores mais duros e rodas de 15 polegadas além de pneus com perfil mais baixo em relação a versão normal.
O Gol Rallye traz alterações na cabine visando o estilo esportivo. Traz revestimento interno do teto e das colunas em tom preto, assentos e as portas cobertos com novo tecido, painel com pintura texturizada e LEDs para iluminar os comandos e o quadro de instrumentos além de luzes de leitura individuais para os passageiros do banco de trás. Além disso, o novo Gol traz adesivos na parte inferior da lateral,  grade preta com faixa prata trazendo o nome da versão, a exemplo do Saveiro Cross. O carro conta ainda com para-choque com faróis de neblina integrados, aerofólio traseiro, ponteira do escapamento cromada e lanternas escurecidas. Entre as 5 opções de cores, a novidade é a cor amarelo,apelidada de Solaris.
A acirrada competição da Volkswagen e da Fiat vai além do status de carro mais vendido do Brasil. O Gol Rallye e o Fiat Way disputam também quem será o líder do segmento de ‘aventureiros leves’, mercado que cresceu  cresceu 463% de 2005 a 2009 segundo a própria Volkswagen. A Fiat, pioneira do mercado offroad por ter lançado o Palio Adventure em 1999,  está atrás da Volkswagen que com CrossFox lidera o mercado.
Fonte: G1.com



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