quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como Dirigir Seu Carro num Dia de Chuva


Algumas dicas de como passar por ruas alagadas com seu carro.
Em dias de muita chuva é bastante comum o motorista ficar na dúvida se deve ou não passar por determinado trecho da estrada.
Diante de um alagamento, se você não sabe a profundidade dentro da poça d’água a melhor atitude é procurar uma rota alternativa. Isso porque dependendo do local, a água pode danificar o motor, o catalisador e outros sistemas, causando um grande prejuízo para o seu veículo e seu bolso.
O auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), José Palácio, afirmou à revista Select Shop que “A sucção da água para dentro do motor produz o chamado calço hidráulico. No lugar de ar, o cilindro ‘aspira’ água, que força o pistão a comprimir um volume superior ao especificado. Quando isso acontece, pode haver o rompimento da correia dentada, empenamento das bielas e quebra do pistão e até do bloco do motor por causa da pressão da água. Isso sem contar que o motorista pode, ainda, perder o controle do veículo.”
O especialista ainda adverte que nunca se deve mudar de marcha durante travessias de trechos sob alagamentos. É sempre importante estimar a distância do alagamento, engatar a primeira marcha e não tirar o pé do acelerador, porque o movimento do carro vai expelir a água, evitando que ela entre no veículo.
Se a água estiver na altura do escapamento e o motorista troca de marcha, tirando o pé do acelerador, ela invade a tubulação. Com isso o motor para de funcionar e a água danifica o catalisador.
Ele complementa dizendo que o limite para o a carro não afogar é passar com água até a metade da altura dos pneus: “Na dúvida o melhor é buscar uma rota alternativa ou esperar em local seguro a água baixar.”

Referência: Revista Select Shop

Nenhum comentário:

Postagens populares

Aviso

Os textos e fotos deste blog somente poderão ser reproduzidos mediante autorização por escrito de seus autores. Se você encontrar aqui algum texto ou foto que esteja infringindo algum direito seu ou de outrem avise-nos deixando um comentário junto ao post que retiraremos assim que for constatada a irregularidade.