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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A lendária Moto Amazonas Está de Volta



Na década de 80 a Amazonas lançou uma moto que despertou a atenção: Equipadas com motor de fusca 1600 as Amazonas passaram a ser usadas inclusive pela polícia rodoviária Federal para patrulhar as estradas brasileiras.

Ao longo do tempo a Amazonas 1600 deixou muita polêmica e saudosismo no ar.

Agora a Amazonas volta com seu modelo custom AME 250 que conta com um visual retrô e design italiano combinando o status de uma moto potente à agilidade de uma 250.

Além de impressionar pela robustez, resistência e economia ela apresenta uma boa dirigibilidade dando segurança ao pilotar.

Ainda conta com rodas de liga, freio a disco duplo, indicador de marchas e medidor de combustível.


Fontes:
Revista MOTO MAX

A primeira moto da história no museu da Mercedes Benz

No museu de Stuttgart, na Alemanha, conta com um acervo de 160 veículos que contam 120 anos de história automobilística.


Uma de suas peças mais interessantes é uma réplica da primeira moto da história a contar com motor movido a gasolina. Ela possuía um motor de 264 cm3 e conseguia atingir uma velocidade de 12 km/h (veja na foto acima).

Seu inventor foi o alemão Gottlieb Daimler (um dos fundadores da Mercedes Benz, na foto à esquerda), que, com a ajuda de Wilhelm Maybach, em 1885, instalaram um motor de um cilindro uma bicicleta de madeira adaptada.

Paul Daimler, um garoto de 16 anos filho de Gottlieb foi quem testou essa primeira motocicleta com motor a combustão.

Curiosamente depois dessa moto, Daimler, um dos pioneiros também a construir carros, dedicou-se exclusivamente aos automóveis e não construiu mais nenhuma moto.

Fontes: Revista Moto Max e Viagem de Moto

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