quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Gol Rallye da Volkswagen disputa mercado com rivais Fiat Way e Renault Sandero Stepway

Ameaçada pela rival Fiat que alavancou a venda do Novo Uno desde seu lançamento em maio, a Volkswagen reedita o Gol Rallye  com o objetivo de manter seu status de carro mais vendido no Brasil.
A disputa de vendas entre o Uno e o Gol vem sendo cada vez mais acirrada e teria chegado a apenas 200 unidades na primeira quinzena de setembro (em média são comercializadas 750 unidades dos dois veículos por dia).
A versão Off-road do Gol deu certo no passado pois chegou às 13 mil unidades vendidas nos dois anos seguintes ao seu lançamento que ocorreu em 2004. Em 2007 o Gol Rallye foi relançado numa edição limitada a três mil modelos. A  Volkswagen diz que desta vez o consumidor é quem vai definir quanto tempo o modelo ficará no mercado bem como o número de unidades a serem produzidas e antecipam a expectativa de que a nova versão deverá ficar com 5% do total de vendas do Novo Gol.
Dois carros estão na frente do Gol Rallye na disputa pelo mercado dos hatches ‘offroad’: O Renault Sandero Stepway lançado em 2008  e o Uno Way, que representa 23% do mix de vendas do modelo segundo dados da própria Fiat.
Em termos de preço o Uno é um pouco mais caro pois com motor 1.4, parte de R$ 32.480 e pode chegar a R$ 36.321 para chegar numa configuração semelhante ao do Gol com desembaçador, ar quente, direção hidráulica, preparação para som e alto-falantes, mais vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, rodas de liga-leve e adesivos na carroceria.
Já o Gol Rallye oferecido apenas com motor 1.6 inicia em R$ 40.370 trazendo como extra itens que não estão na lista de opcionais da Fiat como sensor de estacionamento, regulagem de altura e profundidade do volante e repetidores de setas nos retrovisores. Se for adicionado ar-condicionado,  o novo compacto da Fiat sobe para R$ 38.518 enquanto o da Volks sobe para R$ 43.030, na versão com câmbio manual e R$ 45.690 com a transmissão automatizada (I-Motion), mesmo valor do Sandero Stepway,  que está disponível apenas na versão 1.6 manual, mas que vem com rodas de 16 polegadas, pneus de uso misto, barra de teto e estribos laterais.
Para diferenciar as três opções que tem preços semelhantes é importante considerar outros fatores. O Gol Rallye por exemplo teve sua suspensão aumentada ficando mais alto 28 mm do solo. Tendo em vista a altura maior que prejudicaria a estabilidade nas curvas, a Volkswagen fez alterações adotando novas molas e amortecedores mais duros e rodas de 15 polegadas além de pneus com perfil mais baixo em relação a versão normal.
O Gol Rallye traz alterações na cabine visando o estilo esportivo. Traz revestimento interno do teto e das colunas em tom preto, assentos e as portas cobertos com novo tecido, painel com pintura texturizada e LEDs para iluminar os comandos e o quadro de instrumentos além de luzes de leitura individuais para os passageiros do banco de trás. Além disso, o novo Gol traz adesivos na parte inferior da lateral,  grade preta com faixa prata trazendo o nome da versão, a exemplo do Saveiro Cross. O carro conta ainda com para-choque com faróis de neblina integrados, aerofólio traseiro, ponteira do escapamento cromada e lanternas escurecidas. Entre as 5 opções de cores, a novidade é a cor amarelo,apelidada de Solaris.
A acirrada competição da Volkswagen e da Fiat vai além do status de carro mais vendido do Brasil. O Gol Rallye e o Fiat Way disputam também quem será o líder do segmento de ‘aventureiros leves’, mercado que cresceu  cresceu 463% de 2005 a 2009 segundo a própria Volkswagen. A Fiat, pioneira do mercado offroad por ter lançado o Palio Adventure em 1999,  está atrás da Volkswagen que com CrossFox lidera o mercado.
Fonte: G1.com



segunda-feira, 12 de julho de 2010

Carro para Cegos em 2011



Os pesquisadores adaptaram inicialmente um buggy para o experimento com os motoristas cegos.


Quem lembra da incrível no filme “Perfume de Mulher” em que o ator Al Pacino interpretando um cego dirige uma Ferrari em alta velocidade?
Pois no futuro poderá ser comum os cegos dirigirem, sem obviamente os riscos que o personagem do filme correu: Pesquisadores da Universidade Virginia Tech, juntamente com a Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos, planejam apresentar em 2011 o protótipo de um carro totalmente adaptado às necessidades dos portadores de deficiências visuais.
No filme com Al Pacino, o amigo  do personagem apavorado no assento do passageiro ia dando informações de quando o cego deveria fazer as curvas ou frear o veículo.
Já o modelo idealizado pelos pesquisadores tem o objetivo de que o proprietário cego conduza o automóvel sem qualquer ajuda de terceiros.

Um recurso conhecido como “interface não visual” vai permitir a façanha. Tratam-se de sensores que registram todos os acontecimentos ao redor do veículo enviando mensagens para um sistema central que vai orientar o motorista. Um exemplo de recurso serão as chamadas luvas vibratórias - que vão alertar o motorista sobre curvas no trajeto.
“Os testes podem mostrar ao público que os cegos possuem as mesmas capacidades de demais pessoas”, explica o presidente Federação, Marc Maurer, segundo reportagem do site de notícias sobre tecnologia TG Daily.
O primeiro carro adaptado para ser dirigido por cegos  será apresentado na pista de corrida de Daytona, na Flórida, em janeiro de 2011. Um Ford Escape deverá ser o carro utilizado para testar a adaptação.


Fonte: Revista VEJA

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Galpão dos Carros Antigos


A história que circulou na Internet durante um bom tempo dizia que um empresário comprou num leilão uma fazenda que tinha um galpão lacrado sobre o qual se desconhecia o que tinha dentro. O boato segue dizendo que ao mandar abrir o tal galpão comprado baratinho no leilão, o tal empresário teve uma grata surpresa: no seu interior havia uma coleção de carros antigos que valem uma fortuna.

É uma bonita história mas não corresponde a verdade. As fotos que circulam na rede são da coleção particular do português  Antônio Ferreira de Almeida. Ele começou a colecionar carros na década de 1970, quando começou a comprar alguns modelos dos anos  50 e 60.
Hoje sua coleção tem aprocimadamente 200 automóveis, na maioria modelos europeus.

O tal galpão da lenda que circulou (e circula) na internet fica em local desconhecido e está realmente cheio de carros clássicos de marcas como  Lancia, Alfa-Romeo, Lótus, Jaguar, Triumph, MG, Austin, Morris, Facel Veja, Citroén, Simca, Peugeot, Mercedes-Benz, BMW, Opel, Porsche, Volvo e várias raridades como o Bristol 405 1954 ou o Saab 92B, o primeiro modelo da marca a ser vendido em Portugal.

Na coleção há desde carros americanos como Cadillacs, Buicks, Packards, Oldsmobiles, Chevrolets, Fords e Nashs até modelos de marcas japonesas, raros como o Honda S800 1967 e o Datsun 240 Z 1972.

Segundo o site http://www.maxicar.com.br/  tal português separou 20 carros para ele e o resto ele vai vender. Ele possui a empresa Clássicos, LTD (http://www.classicosonline.com/) onde está anunciandos os carros aos poucos de acordo com a sua proximidade das portas do enorme galpão, devido à facilidade de limpeza, mobilidade e manutenção.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Carro Assombrado de James Dean

   Depois que Dean ter trabalhado no filme “Vidas Amargas”,na primavera de 1955, o ator se dedicou às corridas de carro com seu Porsche 356 Speedster tendo chegado em segundo lugar na corrida de Palm Springs Road, em terceiro em Bakersfield e em quarto lugar na corrida de Santa Monica.
Mesmo estando set de filmagens do filme “Juventude Transviada”, ele conseguiu negociar o Speedster por um Porsche 550 Spyder – uma das raras 90 unidades que haviam sido fabricadas deste modelo.
Enquanto participava das filmagens de “Assim Caminha a Humanidade” , ele estava contratualmente proibido de participar de corridas,mas assim que terminou o filme ele estava livre para competir novamente.
O ator pediu então a Georges Barris, (o homem que mais tarde seria responsável pelo design do Batmóvel) para personalizar seu novo Porsche. O carro sofreu alterações nos bancos, recebeu duas listras vermelhas sobre a as rodas traseiras e o número 130 pintado no capô, nas portas, e sobre a tampa do motor.

O apelido de "Little Bastard” dado pelo assistente de idioma, Bill Hickman agradou tanto a James Dean que ele pediu para escrevê-lo no carro.

Em 23 de Setembro,  Dean mostrou o carro para o ator Alec Guinness, o mesmo que décadas mais tarde representaria o Jedi Obi-WAN Kebobi no filme Guerra nas Estrelas. O amigo então teria lhe dito que o carro parecia "sinistro" chegando ao ponto de alertar Dean: "Se você dirigir este Porsche, você vai morrer na próxima semana" . Sete dias mais tarde, Dean iria realmente morrer no seu amado “Little Bastard”.


Em 30 de Setembro, o Porsche 550 Spyder foi preparado por Dean e seu mecânico Rolf Wütherich para uma corrida de automóveis esportivos em Salinas na Califórnia.

Dean queria levar o Porsche Spyder até Salinas no reboque de sua station wagon. Nesta viagem lhe acompanhariam Bill Hickman e o fotógrafo Sanford Roth, que planejavam um documentário chamado "James Dean nas Corridas".

Mas no último minuto, Dean decidiu que precisava de mais tempo para familiarizar-se com o Porsche e resolveu levá-lo dirigindo. Rolf Wütherich foi sentado ao lado dele.

Às 15: 30  da tarde , James Dean foi multado no Condado de Kern, por dirigir a 105 km/hora em uma zona de 88 km/hora. Ele foi então dirigindo para oeste perto de Cholame, na Califórnia.
Num certo trecho da estrada um Ford, vindo na direção contrária pretendia entrar num acesso a uma outra estrada.
Sem ver o carro de Dean terminou entrando na sua pista vindo a colidir frontalmente contra o Porsche do ator.

Na direção do Ford estava um estudante chamado Donald Turnupseed, de 23 anos de idade.

O policial rodoviário Ron Nelson e seu parceiro foram chamados para a cena do acidente e encontraram Turnupseed lá com um corte na testa e o nariz bastante machucado. Wütherich tinha sido arremessado para fora do Porsche e estava com o maxilar fraturado além de outras lesões.

James Dean foi colocado numa ambulância respirando com muita dificuldade. Ele foi levado para o Paso Robles War Memorial Hospital mas já chegou sem vida no setor de emergência. Eram 5: 59 h do dia 30 de Setembro de 1955.

Suas últimas palavras, pouco antes do impacto, foram: "Esse cara tem que parar!... Ele vai nos ver"!

O tal "Little Bastard" não só matou James Dean, mas também deixou mortas ou mutiladas outras pessoas que tiveram contato com ele. Isso fez com que muitos acreditassem que o veículo era amaldiçoado.

George Barris, que havia personalizado o Porsche de Dean originalmente, comprou a carcaça do "Little Bastard" por 2500 dólares. Pouco tempo depois o carro escapou do reboque e quebrou a perna de um mecânico. Alguns dias depois, Barris vendeu o motor e outras peças para Troy McHenry e William Eschrid.

Quando os dois participavam de uma corrida de carros  usando peças do "Little Bastard",  McHenry perdeu o controle e bateu numa árvore morrendo instantaneamente. Eschrid ficou gravemente ferido quando seu carro subitamente travou e capotou ao entrar numa curva.

Barris manteve o carro em seu poder enquanto ia vendendo algumas peças. As duas rodas que incrivelmente tinham ficado intactas no acidente fatal de Dean, ele vendeu para um homem que poucas semanas depois teve o carro jogado para fora da estrada quando os dois pneus estouraram ao mesmo tempo.

Algum tempo depois, dois ladrões tentaram roubar algumas peças de Barris. Um deles teve o braço rasgado ao tentar arrancar o volante, enquanto o outro foi ferido tentando remover o banco ensangüentado de Dean.

Os incidentes envolvendo o "Little Bastard", fizeram com que Barris decidisse esconder o carro. Mas logo ele foi convencido pela Polícia Rodoviária da Califórnia a emprestar a carcaça para ficar em exposição no sentido de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade ao dirigir.

A primeira exposição foi malsucedida pois a garagem que abrigava o carro incendiou tendo queimado até o chão. Misteriosamente o carro não sofreu praticamente nenhum dano pelo fogo. A próxima exposição em uma escola local terminou abruptamente quando o carro caiu do suporte de exibição e quebrou o quadril de um estudante que estava próximo.

A maldição do carro de James Dean continuou. Certa vez quando o "Little Bastard" estava sendo transportado por um caminhão, o motorista perdeu o controle do veículo e capotou vindo a ser esmagado pelo carro amaldiçoado.

O Porsche de James Dean caiu de mais dois caminhões ao ser transportado não tendo felizmente ferido mais ninguém.

A polícia de Chicago a essas alturas já estava farta do "Little Bastard" e enquanto o transportavam, o carro misteriosamente desapareceu e não foi mais visto desde então.

Há rumores de que uma única peça ainda existe e está guardada no Museu da História do Automobilismo de Illinois.


Referência:
http://www.rstri.com/
http://daniel-eloi.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Carro De Fórmula 1 Feito De Arbusto


Jardineiros que trabalham na sede da equipe Williams de Fórmula 1 dedicam algumas horas todo mês criando podando os arbustos dando forma a essas curiosas esculturas de plantas.

Os visitantes da sede da Williams que fica em Grove, Oxfordshire, Inglaterra, ficam admirados com a obra que mostra os mecânicos trocando os pneus de um carro da equipe durante um pit stop.
O carro é feito com seis arbustos enquanto que os mecênicos são feitos de duas plantas cada um.

A escultura viva levou aproximadamente 2 anos e meio para crescer e recobrir completamente a armação de metal que lhes dá a forma.
Segundo um executivo da Williams, algumas pessoas de vez em quando até tentam sentar-se no cockpit do carro, mas logo desistem pois não é nem um pouco confortável.
A Williams-Toyota está atualmente em sexto lugar no campeonato de construtores da Formula1 com 30.5 pontos.

O piloto Nico Rosberg é o responsável por todos esses pontos e está na sexta posição na disputa entre os pilotos. O outro piloto Kazuki Nakajima ainda não pontuou nesta temporada.


Via: telegraph.co.uk

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